top of page

edição 2024

3.JPG

O projeto MÃOS EMPODERADAS foi realizado na Casa de Cultura do Campo Limpo de 2 de abril a 6 de junho de 2024.

Artesãs residentes na Zona Sul de São Paulo participaram GRATUITAMENTE de oficinas voltadas para aprimoramento de técnicas e desenvolvimento de novos produtos; marketing digital; e, empreendedorismo. E, também, do círculo de mulheres voltado ao empoderamento feminino.

As artesãs receberam gratuitamente a criação de suas logomarcas pela designer gráfica Sueli Rojas e, também, etiquetas para embalagens. E, em 25 de maio, ocorreu a FEIRA DAS ARTESÃS voltada para a venda e exposição de produtos e, principalmente, o lançamento de suas recém-criadas marcas.

MÃOS EMPODERADAS - 2ª Edição

Locais: Casa de Cultura do Campo Limpo e Projeto Arrastão

De 2 de abril a 6 de junho de 2024, às terças, quartas e quintas, das 14 às 17h.

RODA DAS SABIDAS 

Cristina Balieiro

Cristina Balieiro

Espaço de diálogo e escuta voltado para estimular trocas e aprendizados por experimentação, identificação e compartilhamento. A RODA DAS SABIDAS instaura o espaço de acolhimento necessário para facilitar a expressão de emoções, pensamentos e sentimentos por parte dessas mulheres que trazem em sua biografia o artesanato como produção de sentidos e subjetividade.

TÉCNICAS DE ARTESANATO SUSTENTÁVEL

Julia Marques

Encontros às quartas, das 14 às 17h.

Julia Marques

Confecção e criação de bijuterias e acessórios com a utilização de diversos materiais reaproveitados, como meia-calça, grampos de cabelo, cápsulas de café, malhas e feltro; e, também, com diferentes tipos de fios e nós do macramê. Confecção e criação de braceletes de mola com pedrarias e outros materiais. Customização e transformação de camisetas, chinelos e peças de roupas em geral. Técnicas de arremate invisível para colares e as suas diversas variações.

COSTURA AVANÇADA E ARPILLERAS

Adriana Nalin

Encontros às quartas, das 14 às 17h.

Adriana Nalin

Técnicas diversas e avançadas de costura, modelagens, bordados, acabamentos e crochê. Técnicas tradicionais de patchwork e “quilt”. Abordagem sobre os tipos de peças que estão em alta, cores, estampas, texturas e indicação de fios. Com a finalidade de estimular a artesã a trazer a representação do seu desenvolvimento pessoal nas criações, serão apresentadas as técnicas de construção de "Arpilleras", expressão artística popular oriunda do Chile.

MARKETING DIGITAL

Michelle Fernandes

Encontros às quintas, das 14 às 15h30

Estar presente on-line e se manter conectada ao público consumidor por meio de sites, redes sociais e lojas virtuais. Quais as possibilidades de vendas on-line? Quais as formas de pagamento? O passo a passo de como contatar o cliente; configurar e melhorar o visual de uma loja; construir anúncios; fazer boas fotos de produtos; e, gerar mais engajamento de clientes. O pós-venda, a entrega, embalagens e custos. Como receber feedbacks e manter o cliente fiel.

Michelle Fernandes

EMPREENDEDORISMO

Silvia Cunha

Encontros às quintas, das 15h30 às 17h

Silvia Cunha

Despertar e orientar a artesã para uma jornada de trabalho que alia arte à geração de renda com a atenção voltada aos impactos socioambientais. Análise e planejamento das atividades diárias. Controle de despesas. Precificação de produtos. Reflexão e autoanálise comportamental para melhor gestar o tempo a ser empregado em rotinas. Quem é você como empreendedora? Autoconfiança, fracassos, objetivos, plano de negócios e organização financeira.

OFICINA DE EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS

Adriana Nalin

Foto Embalagem

Adriana Nalin coordenará um único encontro com 3h de duração um laboratório criativo para embalagens mais sustentáveis. Prática com materiais reciclados ou recicláveis para embalar os produtos de forma mais sustentável. Etiquetas manuais, reutilização dos restos do material da produção, carimbos, sacolas feitas com retalhos de tecidos, cordões etc.

CRIAÇÃO DAS LOGOMARCAS

Sueli Rojas

Sueli Rojas

O projeto oferece a criação de logomarcas personalizadas para as artesãs participantes das oficinas. A designer promoverá encontros com as artesãs para criar e elaborar as logomarcas. E, ainda, acompanhará a produção destes materiais até a impressão final. No final, as artesãs receberão as versões digitais dos logos preto e branca, colorida e sem fundo; etiquetas impressas para embalagem; e, cartões virtuais personalizados com suas recém-criadas marcas. 

ESPETÁCULOS

Mãos Empoderadas promove apresentações de espetáculos encenados e criados por mulheres, reunindo o trabalho dessas artistas num encontro que provoca o  pensamento reflexivo sobre questões de gênero e o papel da mulher na sociedade.

Local: CEU CAMPO LIMPO

Av. Carlos Lacerda, 678 - Vila Pirajussara

26/04 – 19h

Escolhas

Grupo Bordallo Cultural

Foto: Renato Coelho

27/04 – 11h

Estupendo Circo

Circo di SóLadies | Nem SóLadies

Foto: Karime Xavier

27/04 – 16h

Choque-Rosa ou com que armas lutamos?

Circo di SóLadies | Nem SóLadies

Foto: Beatriz de Moura Madeira

Local: CASA DE CULTURA DO CAMPO LIMPO

RUA Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refugio

05/05 – 19h

Cícera

Contadores de Mentira

Cícera foto de Jacqueline D’Angelo.JPG

Foto: Jacqueline D’Angelo

11/05 – 19h

Terra Cora

Grupo Terra Cora

Cora foto Paloma Alves.JPG

Foto: Paloma Alves

26/05 – 15h

Tecendo Histórias

Cia. 4 Ventos

Tecendo foto, Trinity Ribeiro.JPG

Foto: Trinity Ribeiro

Barra de Logos - SITE E RELEASE leve.JPG
bottom of page